quinta-feira, 13 de maio de 2010

DICAS DO QUE VESTIR EM CADA TIPO DE FESTA

Dicas do que vestir em cada tipo de festa

Entenda o ‘dress code’. Gala, black tie, habillé, rigor, tênue de soirée, social, passeio completo, passeio formal, social completo, passeio, esporte fino, passeio informal, tênue de ville e esporte. Os convites de festas e eventos estão cada vez mais complexos na descrição do traje sugerido. Desvenda esses ‘enigmas’ e acerte no famoso ‘dress code’. O primeiro passo é acima de tudo ter bom senso. O ‘dress code’ nada mais é do que uma dica útil para cada perfil de festa, fazendo com que todos os convidados se vistam de acordo e se sintam à vontade. Não se intimide diante dos termos que figuram os convites. Ligar e perguntar ainda são a melhor forma de não cometer nenhum tipo de gafe.

• Gala – O importante é a elegância e sofisticação. Os homens devem vestir casaca (paletó preto com cauda longa e bipartida), gravata borboleta e camisa de colarinho alto. Os sapatos nessa ocasião só pretos. As mulheres sem dúvida nenhuma devem optar pelo vestido longo. Jamais conjuntos de saia e blusas ou calças. Sandálias e sapatos altos casam muito bem com a ocasião, principalmente acompanhada de uma bolsa pequena e jóia.

• Black Tie, habillé, rigor e tênue de soirée – O smoking, camisa rigor, a gravata borboleta preta e sapatos pretos é a indicação para os homens. As mulheres podem optar por vestidos longos ou curtos, mas sempre sofisticados com detalhes de transparências, bordados e pedrarias. É o momento certo para mostrar muito glamour. Abuse de decotes profundos e fendas. Echarpes, jóias e semi jóias e bolsas metalizadas cabem bem na situação. Sandálias e sapatos bem altos, combinados com meias finíssimas também são excelentes opções.

• Social e passeio completo, passeio formal e social completo – Essa ocasião é muito comum em jantares, coquetéis em geral e casamentos. Os homens como sempre elegantes: terno completo e gravata. À noite, cores escuras e durante o dia tons mais claras. A meia deve combinar com a cor do sapato ou da roupa. Elas abusam de tecidos nobres, tailleurs, vestidos e decotes discretos com sandálias ou sapatos de salto alto com meias combinado com assessórios sofisticados, pérolas, bolsas pequenas, maquiagem e cabelo perfeitos.

• Passeio, esporte fino, passeio informal e tênue de ville – Todos os termos querem dizer a mesma coisa: capriche na roupa e tenha bom senso. Comum em almoço, vernissage e teatro. Eles não precisam usar terno. Blazer, com calças esportivas, camisa sem gravata e sapatos esportivos são perfeitos para ocasião. As damas com um belo tailleur esportivo, vestidos leves, calças, camisas e pantalona fazem o estilo perfeito. Lembrando que bolsas maiores também encaixam. Não abuse das bijuterias nem da maquiagem carregada.

• Esporte – Esse é o mais fácil. Ocasião típica para almoços, exposições, inaugurações e batizados. É a hora de se vestir mais à vontade. Vestidos de alças, saias, calças, camisas, blusa e jeans, tudo isso é permitido no traje esporte. Aqui o salto alto não é obrigatório e sim opção. Os homens com calças de sarja e camisa pólo ficam bem. Mas tome cuidado com o tênis. Para não errar, prefira o uso de sapatos esportivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário